domingo, 24 de maio de 2009

Adeus ao verde do Jardim Amazonas



Localizado na região sudeste da cidade de Campinas-SP, o bairro Jardim Amazonas ainda guarda uma atmosfera tranquila e rural, apesar de estar há apenas 15 minutos do centro. Mas essa tranquilidade já tem data para acabar. 

Devido a desenfreada expansão urbana e especulação imobiliária que atinge a cidade, diversos condominios estão sendo construídos no entorno da cidade. São escavadeiras trabalhando noite e dia, derrubando árvores e remoendo a terra. Nos outdoors, pode-se ler: venha morar perto da natureza! Compre já seu lote. 

Extensas áreas de plantações de uva e de figo estão sendo queimadas noite e dia. Além de ser uma imagem triste, a ação polui o ar e deixa moradores indignados. É o caso da senhora Clarisse Aguiar, que mora no bairro há mais de 40 anos: "Parece outro lugar. Antes a gente podia ficar no quintal, olhando para longe... Só tinha mato, árvores e passarinhos cantando. Hoje, respiramos fumaça o dia inteiro".

Maria Izilda da Silva, moradora há cinco anos, também está incomodada: "Quando me mudei para cá, vim procurando tranquilidade e descanso. Hoje nossas casas ficam cheias de cinzas das queimadas... É muito triste ver tudo isso acontecendo". Nelson Figueiredo Correia completa: "Não adianta nem ligar para os bombeiros virem apagar o fogo, pois eles já sabem que aqui estão acabando com as árvores para contruir o condominio. Eles dizem que estão sem viatura ou que já estão a caminho, mas nunca chegam". 

Nos jornais da cidade, os maiores anunciantes são as imobiliárias anunciando seus novos condomínios. As matérias também tratam de convencer os leitores de que a mudança é boa: traz desenvolvimento para a cidade, gera novos empregos e aproveita os "vazios urbanos", que ficam "ociosos" e "sem uso".

Ao contrário do que dizem as manchetes, os bairros que sofrem esse tipo de expansão só perdem seu valor. Não são mais lugares privilegiados, com a tranquilidade do campo e a facilidade da cidade. Se tornam verdadeiros depósitos de pessoas, que não param de construir e promover a construção de casas e mais casas. Ainda que não sejam necessárias.

Em Campinas, a única APA - Área de Proteção Ambiental - existente, também vem sofrendo com a especulação imobiliária. A única reserva de mata nativa da cidade vai sendo "comida" anualmente, e se reduzindo a nada. Jaguatiricas, gaviões e outros animais selvagens são vistos frequentemente invadindo a cidade, pois não têm mais ficar. A imprensa parece fazer vistas grossas e tratar tudo como curiosidades interessantes.

A mutação do bairro Jardim Amazonas é um exemplo vivo de como a expansão impensada e inconsequente das cidades brasileiras está colocando no lixo uma oportunidade de construir cidades planejadas, saudáveis e inteligentes, e de como a mídia local não vê, ou não finge não ver tudo virar cinzas.    


2 comentários:

  1. Ferbellei...

    Morei nesse bairro toda minha infância e adolescência. Naquela época (anos 70 e 80) se vc saísse do bairro em direção ao aeroporto de Viracopos (uns 20 km em linha reta) era tudo chácaras e sítios. Agora... só condomínio e loteamento! Uma pena... dei sorte pq aproveitei quanto pude...

    abraço!

    José.

    ResponderExcluir
  2. Olá José! Este meu blog estava um pouco abandonado, por isso só hoje vi seu comentário! Fiquei muito contente por saber que alguém compartilha isso. Entre em contato novamente, por favor!
    Abraços

    ResponderExcluir