segunda-feira, 18 de maio de 2009

Google reader X RSS – primeiras impressões


Meu primeiro contato, tanto com o RSS quanto com o Google reader aconteceu esta semana, para cumprir a tarefa do Knight Center. Antes da popularização dessas duas ferramentas, aprendi a usar pastas e a lista de favoritos como minhas “bússulas” de navegação na rede, assim, via a inclusão de qualquer nova ferramenta para rastrear informações como algo que iria desestruturar um sistema já consolidado.

Como eu esperava, os leitores me parecem realmente eficazes, mas ainda não se tornaram “indispensáveis” para minhas buscas.
                                                                

Após uma pesquisa de RSS readers para MAC, optei pelo Newsgator, que me chamou atenção pelo visual clean e objetivo. Talvez minha experiência de quatro dias de uso não tenha sido suficiente para emitir uma opinião mais madura. A primeira impressão é de pânico ao testemunhar dezenas de informações aparecendo na tela de seu computador e a cobrança interna para que tudo seja lido.  O Newsgator já vem configurado com diversos feeds, o que me deixou bastante aborrecida, pois os assuntos não eram de meu interesse e, só depois de muito vasculhar o leitor, descobri como apagá-los e descadastrar as páginas. Ao contrário do Google reader, não consegui fazer pesquisas de páginas por palavras-chave dentro do leitor.

O Google reader oferece a facilidade de ser acessado diretamente na página do google, o que torna o processo mais rápido. Me pareceu mais eficáz e agrádavel que o Newsgator, mas não acredito que este leitor irá mudar meu hábito de visitar as páginas favoritas, de literalmente “navegar” pela internet. Um aspecto que não me agradou no Google reader foi a quantidade de publicidade que invadiram a página, intercaladas com os feeds de noticias. Estou a procura de uma maneira de bloquear este material.


Prometo fazer novas considerações sobre os dois leitores. Por enquanto, minha conclusão continua sendo a mesma: Navegar é preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário